Ações Sociais

PROJETO COZINHA PROFISSIONALIZANTE DE CULINÁRIA

 

Foto Cozinha 360º

 

PROPOSTA

Dar cursos profissionalizantes na área de culinária para pessoas que desejam atuar na arte e na ciência do preparo de alimentos para a mesa, modificando seu sabor, consistência, aparência e composição química.

 

Dando cozimento adequado ao sabor dos alimentos e tornando-os com aparência mais atraente, e mais fáceis de serem digeridos. E provocando a importância da boa alimentação para a saúde.

 

ESTRUTURA FISICA

Teremos uma cozinha bem equipada para os cursos e periodicamente ser utilizada para almoços, jantares e eventos.

A sua implantação se dará com a assessoria de profissionais da área de culinária, com comprovada atuação no mercado.

A cozinha será composta de: fogões (1 industrial e um comum), fornos, geladeira, freezer, batedeira, liquidificador, microondas, e utensílios necessários para o corte e manuseio dos alimentos. E pias para preparo e lavagem, onde os alunos praticam as lições aprendidas. O espaço de aulas será limpo, iluminado, arejado e livre de insetos.

 

NOTA: Atualmente está cozinha está em fase de montagem, e diante da assessoria de profissional que recebemos, ela estará equipada em boas condições técnicas. Claro que temos interesse em aceitar sugestões para as devidas melhorias e para a sua conclusão efetiva.

 

CORPO DOCENTE

Professores que tenha experiência profissional (comprovada) na área de culinária e de treinamento de equipes, preparando os alunos para atuarem no mercado, após treinamento e estágio.

 

ALUNOS

Pessoas de ambos os sexos, com segundo grau concluído, com ou sem experiência, idade de 18 a 30, morador em nossa região, com bastante interesse em trabalhar na área de culinária. Todos serão na ocasião da inscrição avaliados por um processo de seleção, com o objetivo de participarem somente aqueles que realmente tiverem real interesse e perfil adequado, e se comprometerem em participar do curso até a sua conclusão, para não tirarem a oportunidade de outros alunos.

 

SUSTENTABILIDADE

Empresas do setor estarão dando apoio como parceiros, fornecendo recursos financeiros para custear os cursos integralmente. E recebendo os alunos para estágios. E contratação daqueles aptos aos anseios dos parceiros.

 

METODOLOGIA

O projeto oferecerá aulas gratuitas de gastronomia para jovens e adultos com a intenção de promover a inclusão social e inseri-los no mercado de trabalho como mão de obra qualificada. E a metodologia e o material didático serão desenvolvidos e aplicados pelos profissionais técnicos, com a anuência da nossa instituição.

  • Curso Padaria Artesanal –

Qualifica pessoas de ambos os sexos, para a produção de pães, com o objetivo de capacitarem a serem empreendedores e conquistar a sua própria renda. Os mesmos serão agentes multiplicadores na produção de 10 (dez) tipos de pães, feitos com vegetais e frutas.

  • Curso fundamental de culinária – O curso é indicado para alunos iniciantes, que desejam aprender os segredos da cozinha, como pontos de cozimento, tipos de corte dos alimentos, carnes e peixes e dicas para uma refeição saborosa e saudável. No curso fundamental é oferecido o básico da culinária e receitas práticas.
  • Culinária contemporânea – esse curso é destinado para alunos que querem experimentar diversas texturas e sabores e possibilidades dos ingredientes, mas com um toque da cozinha moderna.
  • Cursos para ocasiões especiais – esses cursos são feitos para datas especiais como o dia das mães, Natal, Páscoa e outras datas comemorativas.
  • Curso de Relações Humanas no Trabalho – Este curso será ministrado por profissional da área de Recursos Humanos, com o intuito de levarem conhecimentos trabalhistas, sociais e de cidadania.

NOTA: As turmas serão a principio, formada com 6 alunos em cada período, devido ao espaço. E no decorrer e se houver demanda, as turmas serão ampliadas para 8 alunos. Salvo situações que surgirem e nos obrigue a aceitar um numero maior. Tudo é possível, diante de um bom planejamento.

SUSTENTABILIDADE

Empresas do setor foram convidadas a serem parceiros do projeto.

Os empresários entenderam a importância do projeto no sentido de formar mão de obra qualificada para serem estagiários em suas empresas e após avaliação serem contratados. E estarão investindo recursos financeiros para cobrir os custos.

 

Em recente visita a Fipan 2015 fizemos contato com empresas que se interessaram em conhecer o projeto, e após analise colaborarão com insumos: farinha, e outros produtos.

 

Outros parceiros estarão sendo visitados quando da ocasião do inicio do projeto, onde poderão investir recursos financeiros, para fazer frente aos custos da manutenção do projeto e o corpo técnico.

 

DIVULGAÇÃO

Faremos a divulgação na mídia local, nos parceiros atuais, igrejas, redes sociais, com o material de divulgação que serão criados para este fim

 

CRONOGRAMA

A ser definido pelos profissionais que efetivamente estiverem envolvidos no projeto.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será também definida pelo corpo técnico, parceiros e a nossa instituição periodicamente para eliminar anomalias e situações que se julgarem necessárias mudanças e aperfeiçoamentos.

 

CERTIFICAÇÃO

Será dado aos concluintes certificações da nossa instituição, com a anuência dos parceiros e corpo técnico.

 

CONCLUSÕES FINAIS

O objetivo é formar alunos para atuarem na área de culinária, e preparando-os não somente para o mercado, mas também para a vida acadêmica. Temos um grande interesse em qualidade e não quantidade.

Pretendemos ter conosco um corpo técnico envolvido e comprometido com a causa.

Nossos parceiros conhecem a nossa instituição e nos honra pela oportunidade de poder ajudá-los na formação de bons profissionais para suas empresas.

FOTOS ILUSTRATIVAS

foto site1

foto site2