Projetos a serem lançados

Idosos Ativos
Histórico do Projeto:

Ao notarmos o grande numero de idosos em nossas comunidades, e, a divulgação de indicativos de longevidade dos idosos através de órgãos, conselhos e imprensa, e a partir do Evento Comemorativo do Dia do Idoso que realizamos, tivemos a nítida clareza em realizar analises e estudos, que nos levou a concluir que é de suma importância abraçar a causa dos idosos ativos, para darmos uma qualidade de vida melhor aos idosos e seus familiares.

 

Objetivos gerais: Fortalecer a rede de atenção à pessoa idosa e promover a qualidade de vida dessa população, principalmente a que se encontra em situação de vulnerabilidade social, espiritual e descoberta de seus direitos.

 

Objetivos específicos: Promover campanhas educativas que deem visibilidade ao acelerado processo de envelhecimento e às especificidades e necessidades da população idosa;

Elaborar projetos contendo plano de trabalho com atividades bem definidas para atender as necessidades do publico alvo;

Atuar de forma articulada com a nossa Igreja, as comunidades, os governos municipais, estaduais, federais, idosos, famílias, mídia, universidades, igrejas, conselhos de idosos e cidadania, terceiro setor e sociedade civil tomando como metas o fortalecimento e a expansão de ações direcionadas à promoção de direitos da pessoa idosa;

Propiciar parcerias com profissionais que atuam junto à população idosa enfocando as múltiplas dimensões do envelhecimento e os direitos do cidadão idoso;

Estimular a discussão do envelhecimento no espaço da instituição, ampliando-o para o ambiente da igreja, da família e da comunidade.

Proporcionar as pessoas da Terceira Idade, oportunidades de participação na utilização dos entretenimentos sociais, religiosos, lazer e cultural, bem como a possibilidade de práticas esportivas e oficinas de artes em geral; reverter à imagem da Terceira Idade em nossa sociedade através da socialização e politização, de acordo com a nossa realidade, conquistando o respeito e carinho. Um novo olhar sobre o processo de envelhecimento, e ao idoso ativo.

 

Objetivos secundários: Envolver a família nos projetos e programas, para que conheçam os problemas que os idosos enfrentam.

Trazer aos familiares através de palestras, eventos e encontros o conhecimento de profissionais, tais como: geriatras, cuidadores de idosos, assistentes sociais, psicólogos, e todos aqueles que dominam a matéria com o intuito de orientar a família sobre a responsabilidade de cuidar de idosos com sabedoria, generosidade, amor e carinho, adquirindo assim o respeito e convivência amistosa.

 

Ações previstas: Elaborar pesquisas, promover encontros e palestras inicialmente. E diante da demanda equacionada direcionar ações e atividades fins para atender os objetivos.

 

Justificativa: Para fazer frente aos desafios do crescente envelhecimento da população paulista. Os números são bastante expressivos e as projeções indicam que o número de idosos será cada vez maiores, como se observa a seguir, segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE:

 

– Número de idosos no Estado de SP: 4,3 milhões, deste total, 1.9 milhão é composto por pessoas com 70 anos e mais de idade.

– Em 2020, teremos 7,1 milhões de idosos no Estado de SP, deste total, 2,9 milhões constituídos por pessoas com 70 anos e mais de idade.

 

Temas de conhecimentos através de palestras:
Estatuto do Idoso;
Casa e Ambientes Seguros;
Dificuldade em andar/manter-se em pé;
Desleixe no vestuário;
A perda de apetite;
Comida fora de prazo de validade na geladeira;
Dificuldades na condução;
Perda de interesse em atividades que antes eram apreciadas;
Relutância em conviver com os outros;
Dificuldades de concentração;
Perdas de memória;
Troca de medicação;
Correspondencia por abrir;
Casa desarrumada;
Depressão; etc.
Público alvo
Perfil do publico a ser envolvidos nas atividades

Metodologia
Conceitos, técnicas e instrumentos a serem utilizados
Etapas
Equipes

Estratégias
Comunicação do projeto
Sustentabilidade
Parcerias
Participação da comunidade
Políticas públicas

Metas
Ações e prazos a serem definidas em cronograma
Resultados esperados

Avaliação de impacto
Avaliação processual, definição de indicadores
Avaliação de resultados

Cronograma
Das ações e/ou atividades
Plano geral de trabalho

Parceria
Vários parceiros atuais e outros que porventura se integrarem

Orçamento
Vários custos estão em estudo para finalizar o projeto
Estruturação:

Propomos um encontro com todos os grupos envolvidos para realizar uma palestra, onde o assunto “Idosos Ativos” será abordado, demonstrando as causas e consequência do envelhecimento nos dias atuais em nossa cidade.

Neste mesmo encontro contaremos com a presença de familiares para que saibam o papel da instituição nos cuidados com os seus entes queridos. E a forma participativa da família neste aprendizado, e como contribuir para o desenvolvimento das atividades.

Serão também convidados vários lideres da igreja e comunitários, empresários, pessoas do governo, sociedade e simpatizantes para conhecerem o projeto e como poderão participar financeiramente, para dar a sustentabilidade à nossa instituição na execução do projeto.

 

ESTRUTURA DO EVENTO

PUBLICO: (Elaborar listas)
– Beneficiárias (os)
– Famílias
– Empresários
– Parceiros
SECRETARIAS DE GOVERNO
– GCMI – Grande Conselho Municipal do Idoso
– Centro de Referência da Cidadania do Idoso – CRECI@

Elizabeth Aparecida João – Gerente de Serviço
centroreferencia1@gmail.com – Tel.: (11) 3258-4276 / 3256-2291 / 3259-4335

– Secretaria de Desenvolvimento Social – Rodrigo Garcia – Programa do Idoso
– Secretaria Municipal de Saúde

Lideres Comunitários
Vários lideres comunitários de instituições do nosso relacionamento que atuam em nosso entorno.

Instituições afiliadas
AAMEC – CDC Basileia – Sarsi – Comunidades Xandy

Voluntários
Vários voluntários atuantes em nossa instituição.

SLOGAN DO PROJETO: “É PRECISO SABER VIVER”
MUSICA: Roberto Carlos – É preciso saber viver
MATERIAL DE PUBLICIDADE: A ser definido
 
8

Celebração do Dia do Idoso